O eMuseu do Esporte, instituição parceira do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), publicou ontem (quinta-feira, 25), o e-book “eMuseu do Esporte 2020”. A obra conta a trajetória do eMuseu no último ano, apresentando as nove galerias 3D lançadas, nove exposições, além de comentar sobre a participação de 101 colaboradores de conteúdo.
Na perspectiva de apresentar o seu trabalho à mais pessoas, inspirando outras instituições e organizações a preservar a memória do esporte, promovendo a imagem dos atletas, resgatando os legados dos Jogos Olímpicos e outros eventos esportivos, o eMuseu atribuiu cinco objetivos que direcionam as suas ações: Resgatar e preservar a memória do esporte, operando com tecnologias avançadas; Reunir em um só lugar todas essas memórias do esporte; Apoiar parceiros para criarem sua própria galeria virtual; Criar uma plataforma de conectividade para o engajamento de atletas, colecionadores e fãs; Promover uma rede de intercâmbio com instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior, com funções relacionadas à memória do esporte.
A narrativa da obra transparece todos os caminhos percorridos pelo eMuseu desde a sua criação até o contexto atual, evidenciando pontos importantes que fizeram a instituição se tornar uma das referências nacionais em preservação da memória do esporte no meio digital. Um dos desafios, por exemplo, foi a necessidade de criar uma versão da plataforma totalmente acessível para deficientes visuais. Foi quando, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio de uma consultora cega, validou-se a nova versão. Atualmente, a plataforma é um hub de tecnologias acessível para o inglês e deficientes auditivos e visuais.
Outro destaque a ser feito quanto ao modelo da plataforma (hub) adotado pelo eMuseu do Esporte é de seu posicionamento internacional, o que tem acontecido com acesso em língua inglesa a todo o acervo oferecido em primeira instância em idioma português. Além desta facilidade, em 2020 foram realizadas duas exposições internacionais com conteúdo em português, inglês e espanhol, seguindo o tema “A Reinvenção do Esporte e Jogos Olímpicos Pós-Pandemia – Retorno a Pierre de Coubertin”. Essas promoções aconteceram por associação do eMuseu do Esporte com o CBPC, o qual mobilizou autores dos cinco continentes tanto para as exposições como para o livro resultante dos dois eventos trilíngues.
O livro “Reinventando o Esporte e os Jogos Olímpicos após Covid-19: retorno a Pierre de Coubertin” foi lançado no dia 1º de janeiro de 2021, data em que celebrou-se os 158 anos do nascimento de Pierre de Coubertin. A obra em formato digital tem como editores o Prof. Nelson Todt, Presidente do CBPC, a Profª. Ana Miragaya, Secretária-Geral do CBPC, e o Prof. Lamartine DaCosta, Membro do CBPC. A iniciativa ainda conta com o apoio do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, o que sustenta a ideia do alcance global da obra, caracterizada pelos cinco continentes representados através de 25 autores. A obra pode ser acessada gratuitamente através do site do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin – Publicações –, e também está inserida no e-book lançado nesta semana pelo eMuseu, disponível para download no seu site.