O Comitê Olímpico Internacional (COI) publicou o manual do Programa de Educação dos Valores Olímpicos (OVEP) – (um total de quatro materiais: Os Fundamentos da Educação aos Valores Olímpicos; Plano de Workshop do OVEP: aprender através da atividade física; Implementar o OVEP: um guia prático para a Educação aos Valores Olímpicos; e Fichas de Atividade: exercícios de apoio à Educação aos Valores Olímpicos) em língua portuguesa. A iniciativa foi uma proposta do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), através de seu Presidente Nelson Todt que foi acolhida e desenvolvida através da Presidente do Comitê Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes.
Há muito tempo os países de língua portuguesa aguardavam pela oportunidade de acesso mais facilitado ao manual, proporcionando maiores possibilidades de disseminação do conteúdo não apenas entre os jovens, mas professores e outros profissionais cujo papel se adeque à futuros agentes aplicadores dos Valores Olímpicos.
Todt considera “a publicação do COI um importante feito para o CBPC já que não há muitas publicações desta natureza em nosso idioma e, principalmente, pela continuidade da colaboração internacional com Cabo Verde através da Presidente Filomena Fortes, também Membro do Comitê Olímpico Internacional”.
Já Fortes comenta que “é sempre um prazer trabalhar em prol da Lusofonia e que sempre estaremos dispostos a abraçar projetos desta natureza”.
O OVEP é um conjunto prático de recursos de aprendizagem desenvolvidos para inspirar e permitir que os jovens vivenciem os valores da vida, como excelência, amizade e respeito – Valores Olímpicos. O Programa segue a perspectiva de que a atividade física e o esporte trazem benefícios significativos para a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento de centenas de adolescentes. O esporte pode servir como uma ferramenta fundamental para resultados como paz, educação e desenvolvimento social e, nesse sentindo, atribua-se a ele uma representação única.
Os temas educacionais do Olimpismo, filosofia norteadora do Movimento Olímpico, sustentam a base do Programa, ocasionando na experiência da alegria do esforço, a busca pela excelência, bem como a apresentação do Fair-Play para crianças, exemplificando boas condutas não apenas nas pistas esportivas, mas em todos segmentos vitais, estendendo o alcance do respeito por si mesmo até os demais indivíduos da sociedade e, sobretudo, estabelecendo uma vida harmoniosa e equilibrada entre corpo, vontade e mente.
Além disso, o OVEP ainda possui um conjunto de recursos gratuitos projetados para enriquecer currículos educacionais com atividades temáticas olímpicas, estratégias de ensino e materiais inspiradores. Pode ser colocado em ação por professores e instrutores, treinadores e clubes esportivos, governos e autoridades educacionais, membros da Família Olímpica e até mesmo famílias em casa. Acesse no site do COI.
Ótima iniciativa.