No último sábado (29) teve início a Assembleia Geral do Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC). O encontro, realizado de forma híbrida, reuniu no seu primeiro dia 47 membros do comitê. Na oportunidade foram apresentados os relatórios do Presidente Stephan Wassong, da Secretária Geral Elvira Ramini e demais membros do Board do CIPC.
O Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) esteve representado por Lamartine DaCosta, membro de honra do CIPC, e Nelson Todt, presidente do CBPC e, até então, membro correspondente para América Latina do CIPC. Todt apresentou seu relato enfatizando a importância da expansão do trabalho na região, em especial, pelo seu aspecto colaborativo envolvendo mais de 60 membros da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México e Uruguai. Já Wassong, destacou o trabalho de Todt e o crescimento importante a partir do trabalho do Centro Latino-Americano de Estudos Coubertinianos.
Em seu segundo dia (30), a Assembleia realizou a eleição para presidente e novos membros do Board para o quadriênio 2022-2025. Na oportunidade, Stephan Wassong foi reeleito presidente. Nelson Todt deixa sua posição de Membro Correspondente para América Latina, para assumir a posição de Vice-Presidente do comitê.
O CIPC foi criado para assegurar os ideais de Pierre de Coubertin que fazem parte da filosofia que norteia o Movimento Olímpico moderno, tais como excelência, equidade, participação e paz. Assim, o comitê faz parte do grupo de instituições reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional. Para maior alcance em uma escala global o CIPC é apoiado por comitês nacionais sendo que a sede do Brasil está na PUCRS desde 2008, tendo Nelson Todt como atual presidente.
Saiba mais sobre o CIPC em: www.coubertin.org.
Foto de capa: Novo Board do CIPC para 2022 – 2025.