Neste dia 23 de junho, o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) se une as celebrações do Dia Olímpico. Há 129 anos, na mesma data em 1894, o mundo testemunhou a oficialização do retorno dos Jogos Olímpicos após uma ausência de muitos séculos e a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Por isso, o marco também é uma homenagem a Pierre de Coubertin, que transformou seu sonho de tornar o Olimpismo Moderno uma realidade.
O Comitê Olímpico Internacional foi estabelecido com o objetivo de liderar o Movimento Olímpico e garantir a adesão aos princípios éticos estabelecidos na Carta Olímpica. É responsabilidade exclusiva do COI organizar os Jogos Olímpicos, que ocorrem a cada quatro anos. Assim, a organização desempenha um papel importante ao relacionar o esporte com o desenvolvimento humano e a busca pela paz, e representa o esforço de Coubertin em reformular as concepções Olímpicas e trazer de volta o maior evento esportivo do mundo, não apenas com o olhar esportivo, mas em pacificar os povos e promover o bom relacionamento. Desta forma, o esporte e os Jogos Olímpicos, sobretudo, se apresentam como plataformas efetivas de educação e união de pessoas e culturas.
Pierre de Coubertin planejou o ressurgimento do espírito esportivo desta forma durante anos, e se dedicou a transformar o esporte em um instrumento de compreensão mútua entre os indivíduos, independentemente de suas crenças ou diferenças. Ele valorizava a humanidade e reconhecia que os seres humanos tinham a capacidade de construir um mundo no qual as nações pudessem ter relações pacíficas entre si. Esse é o ponto central para o retorno dos Jogos Olímpicos, pois no megaevento os países partem do princípio de que são iguais e aprendem a conviver de forma harmoniosa, conhecendo diferentes culturas, tal qual a sua primeira edição, em 1896, na cidade de Atenas.
Na Carta Olímpica, idealizada por Coubertin, existe uma recomendação para que todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) promovam uma reflexão no Dia Olímpico, com a finalidade de transmitir os valores do Olimpismo. Dessa maneira, a integração e a conexão entre pessoas e culturas diferentes, fato que ocorre nos Jogos Olímpicos, deve ser uma prática cotidiana, que pode ocorrer pelo esporte, pois a participação em atividades esportivas impacta positivamente a sociedade e contribui para a formação de cidadãos conscientes, segundo o próprio Barão.
Neste dia especial, o CBPC homenageia Pierre de Coubertin por tornar essa comemoração possível e incentiva a valorização dos Princípios Olímpicos não somente hoje, mas todos os dias, como uma forma de tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte.