Na data de hoje, 06 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. A celebração foi instituída por uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 23 de agosto de 2013. No ano seguinte, a instituição expandiu o alcance da data lançando uma campanha digital chamada #WhiteCard, que consiste em tirar uma foto segurando um cartão branco e compartilhar esse ato simbólico nas redes sociais.
Desde sua criação, o dia 06 de abril é comemorado globalmente por organizações regionais, nacionais e internacionais do esporte, com a finalidade de engrandecer o potencial da prática de exercícios físicos como impulsionador de mudança da sociedade. Dentre essas instituições, podemos destacar o Comitê Olímpico Internacional, que celebra o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz por meio do seu principal símbolo, os Jogos Olímpicos.
Quando se fala no conceito de Esporte a serviço da Paz, ele está diretamente ligado a um dos objetivos da criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e a seu idealizador, o Barão Pierre de Coubertin. Através da filosofia Olímpica, os Jogos têm, como uma de suas metas, a promoção da paz a partir da disputa esportiva igualitária, com o fair play e o respeito pelo adversário.
Ao longo de sua vida, Pierre de Coubertinacreditou na capacidade do esporte de transformar as relações entre as pessoas e nutrir amizades por meio de sua prática. Ele acreditava que todas as barreiras que separam pessoas e nações, sejam elas políticas, religiosas, econômicas ou sociais, poderiam ser de alguma forma superadas, já que o esporte serviria para melhorar o entendimento entre companheiros de equipe e competidores.
Em sua primeira proposta pública para reviver os Jogos Olímpicos, em 1892, Coubertin fez da causa da paz o porta-voz de seu chamado à ação: “Vamos exportar remadores, corredores e esgrimistas; este é o livre-comércio do futuro e, no dia em que for introduzido dentro dos muros da velha Europa, a causa da paz terá recebido um novo e poderoso aliado”.
Em suma, o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz representa mais do que uma celebração; é um lembrete poderoso do potencial transformador do esporte na sociedade global. As comemorações em todo o mundo não apenas destacam a importância do exercício físico, mas promovem valores fundamentais como solidariedade, respeito mútuo e cooperação. Ao honrar o legado de visionários como Pierre de Coubertin, que via no esporte um catalisador para a paz, segue o fortalecimento de laços entre nações e a construção de um mundo mais unido por meio da linguagem universal do esporte.
“O importante na vida não é o triunfo, mas a luta; o essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem”.
– Pierre de Coubertin
Imagem de capa: Celebrating the sporting spirit at Tokyo 2020 – Athlete365 (International Olympic Committee).