Um passo significativo para a organização e o desenvolvimento do Movimento Olímpico foi dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1992, com a introdução de um processo detalhado e um questionário técnico para os Jogos Olímpicos de 2000. Isso resultou em um método padronizado e transparente que facilita a avaliação das Cidades Candidatas e fornece aos locais a oportunidade única de fazer um balanço de seus próprios esportes, infraestrutura geral e instalações.
O COI modificou sua abordagem em relação aos futuros anfitriões do evento Olímpico desde a eleição de Thomas Bach como Presidente do Comitê, em 2013, e a subsequente adoção da Agenda Olímpica 2020. Uma das principais áreas abordadas pela Agenda Olímpica 2020 foi o procedimento de candidatura, que introduziu uma nova filosofia que convidava potenciais anfitriões a apresentar projetos que melhor atendessem às suas necessidades esportivas, econômicas, sociais e de planejamento ambiental, em vez de tentar adequar o contexto local aos Jogos.
Os Arquivos de Candidatura são um plano dos projetos Olímpicos propostos, fornecendo uma visão abrangente de como uma cidade planejará, organizará e realizará os Jogos. O processo de candidatura evoluiu significativamente ao longo do tempo, assim como a documentação enviada ao COI. Por exemplo, para as primeiras edições dos Jogos, os requisitos eram limitados, com as cidades simplesmente informando ao COI seu interesse em sediar os Jogos. Para a edição de 1920, a cidade de Antuérpia (Bélgica) publicou um plano detalhado de sua estratégia proposta. Na década de 1950, o COI solicitou às Cidades Candidatas informações mais abrangentes, para que pudessem avaliar melhor os projetos.
Como parte da missão do The Olympic Studies Centre (OSC) de tornar o conhecimento Olímpico acessível a todos, você encontrará na Biblioteca Mundial Olímpica o mais completo acervo de Arquivos de Candidatura dos Jogos Olímpicos de Verão e Jogos Olímpicos de Inverno, com uma página dedicada que inclui mais de 230 arquivos, representando 92 cidades candidatas oficiais de 36 países. Veja como ocorreu a evolução das Candidaturas com o passar dos anos acessando a página do OSC.