Com a audiência que o Santo Padre dirigiu aos participantes, concluiu-se a Cúpula Internacional “Sport for All”, organizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida juntamente com o Dicastério para a Cultura e a Educação, com a colaboração da Fundação João Paulo II para o Esporte. O evento contou com a presença de dirigentes e delegados de várias instituições e organizações esportivas e intergovernamentais, treinadores, atletas profissionais e amadores, representantes de várias confissões cristãs e outras religiões, além outros participantes ligados ao mundo do esporte, incluindo refugiados, pessoas com deficiência física e intelectual.
Além da participação do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) através de seu presidente, Prof. Nelson Todt, a Fundação Tênis, instituição certificada pelo CBPC, também participou do evento que marcou a assinatura de Declaração de compromisso de promover a dimensão social e educacional do esporte. O superintendente do Programa Social Esportivo, Sr. Luís Carlos Enck, esteve no encontro e presenciou o discurso do Papa Francisco dedicado a importância do esporte enquanto um meio de acesso universal, impactando toda comunidade humana como um potencial educativo e social.
Se dirigindo aos representantes de diferentes instituições e organizações esportivas ao redor do mundo, o Papa proferiu: “Vocês são movidos por uma nobre motivação: se comprometer com a promoção de um esporte que seja para todos, que seja ‘coeso’, ‘acessível’ e ‘adaptável para todas as pessoas’. O grande compromisso, sem dúvida um desafio que ninguém é capaz de realizar sozinho […]”. Após, também citou a formação de pessoas através da prática esportiva, resgatando o sentido de dignidade que muitas vezes pode ser esquecido em distintos contextos.
Ao final da sua fala, o Papa Francisco citou a importância dos atletas no exemplo para os mais jovens, bem como a necessidade de compreender o esporte em sua integralidade, tendo sabedoria em como desenvolvê-lo e difundi-lo em mais lugares e para mais pessoas. Na conclusão da sua fala, os convidados se dirigiram até a sua posição para pegar a Declaração que convida o mundo do esporte a olhar para o futuro.
Quem desejar aderir a Declaração pode assiná-la aqui.