No dia 2 de abril, o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) inaugurou um novo espaço em Porto Alegre. A “Sala Pierre de Coubertin”, como é chamada, está agora aberta ao público com materiais históricos, simbolismos e um acervo em sua biblioteca com temas relacionados ao criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Grécia Antiga, Olimpismo, Carta Olímpica e registros das Sessões realizadas na Academia Olímpica Internacional.
A iniciativa é uma parceria institucional entre o CBPC e a Escola do Esporte com Coração da Escola de Filosofia da Nova Acrópole, onde está localizado o espaço. Na ocasião do lançamento, estiveram presentes o Presidente do CBPC, Nelson Todt, além do Presidente da Nova Acrópole Internacional, Carlos Adelantado, o Diretor Internacional da Escola do Esporte com Coração, Francisco Iglesias, e o Diretor da Escola do Esporte com Coração no Brasil, Ricardo Vela. Também participaram os Membros do Comitê, Christian Kern, Sara Fantin e Fabiano Basso.
Todt falou sobre a importância desta ação e o funcionamento do novo espaço: “A parceria da Escola do Esporte com Coração na Nova Acrópole e do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin já vem sendo construída há algum tempo […] vai representar um passo adiante (a abertura da Sala Pierre de Coubertin), a frente nessa relação. Aqui, nós vamos encontrar obras de Pierre de Coubertin, materiais produzidos sobre ele, seus escritos, mas também variáveis que vêm pelos temas do Olimpismo, da Educação Olímpica e da Filosofia do Esporte. Para contextualizar esse espaço, acrescenta-se a mitologia grega que está representada de alguma forma, quando a gente fala nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Foi um marco inicial do Olimpismo, que a gente persegue hoje. Então aqui também há muitos materiais que as pessoas poderão ler, se divertir, discutir, refletir sobre o Olimpismo, sobre o verdadeiro significado dessa filosofia que se vive, acima de tudo, através do esporte”.
Fazendo uma reflexão sobre a relação entre essa iniciativa e os valores presentes no esporte, Vela destaca: “Essa parceria da Escola do Esporte com o CBPC é um encontro de pessoas generosas. Generosas, fortes e valentes, porque as pessoas têm enfrentado muitas dificuldades e aberto mão de muitos objetivos para poder tocar essa história e os Valores Olímpicos. É um encontro de pessoas que estão lutando e que enxergam no esporte a possibilidade de combater a corrupção, a falta de moral e a falta de valores”.
Nesta mesma direção, Iglesias adiciona que este novo espaço representa um importante passo para o futuro: “Um lugar muito especial, porque a ideia central que temos é fazer com que isso sejam sementes que possam ser plantadas nos seres humanos para poder recuperar novamente o esporte antiquíssimo, que hoje em dia é uma novidade. É um esporte que não era competitivo, para ganhar dinheiro, medalhas ou qualquer coisa do tipo. Era uma ideia de formação dos seres humanos. Então, este belo lugar se tornará um pequeno lugar onde há sementes que poderão germinar nos seres humanos, homens e mulheres do presente e do futuro. Desta forma, poderemos todos viver o sonho novamente de Pierre de Coubertin e tantos outros idealistas que queriam fazer do esporte um meio para melhorar o ser humano e, por consequência, melhorar a sociedade e o mundo”.