O atual Lema Olímpico “Mais Rápido, Mais Alto, Mais Forte – Juntos” é o que inspira a II Olimpíada Internacional do Voluntariado, realizada pela Escola do Esporte com Coração da Nova Acrópole – organização internacional parceira do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC).
O evento ocorreu em São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos – SP) durante o mês de julho e contou com uma cerimônia de abertura, acendimento da Tocha Olímpica, canto de hinos e desfile das delegações. Na oportunidade, aproximadamente 300 filósofo-atletas de diferentes nações estiveram presentes para a prática de modalidades esportivas, como atletismo, natação, vôlei, futebol, tênis de mesa, xadrez, entre outros, além de assistir falas sobre temáticas relacionadas ao esporte, sociedade e valores.
O CBPC participou do evento através do Prof. Nelson Todt, Presidente do Comitê. Em uma de suas intervenções, refletiu de forma profunda sobre os Valores Olímpicos – os quais ganharam força a partir de Pierre de Coubertin nos finais do século XIX quando o pedagogo francês trabalhava para o resgate dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e a criação do Olimpismo: “Uma filosofia de vida que exalta o desenvolvimento humano em todas as suas potencialidades na busca de um mundo pacífico e fraternal”, comentou Todt.
Posteriormente, continuou sua fala ressaltando a importância de tornar o sentido de Olimpismo acessível a todos cidadãos do mundo, enfatizando a aplicação desses conceitos na vida dos indivíduos: “Através do esporte é possível manifestar-se sempre de maneira nobre, justa e leal, através da vivência do verdadeiro Espírito Olímpico expressado no lema ‘Citius, Altius, Fortius – Communis”.
Durante o evento, Todt anunciou Sara Fantin, integrante do Senado Olímpico Internacional da Nova Acrópole, como nova Membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, que falou à respeito: “Foi uma grata surpresa receber a notícia da nomeação ao Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e estreitar ainda mais os laços entre a Escola do Esporte com coração da Nova Acrópole e o CPBC. Sinto-me honrada por esta oportunidade e espero poder contribuir ativamente e com muito entusiasmo para fortalecer a propagação do legado de Coubertin que em síntese, para mim, significa contribuir com o desenvolvimento humano por meio de uma educação baseada em valores. Contem comigo nessa jornada“. Fantin ainda palestrou sobre o tema “Oração a Niké”, introduzindo ideias relacionadas a luta interna, da batalha consigo mesmo e o real espírito do que simboliza a vitória.
Em outro momento, o Membro do CBPC, Ricardo Vela – Coordenador da Escola do Esporte com Coração -, também palestrou e explicou a representação de uma Olimpíada a partir do período de quatro anos que o atleta treina para superar a si mesma e entrega o seu melhor onde quer que esteja, seja no esporte ou na vida: “A Olimpíada é a luta por ser melhor todos os dias, e não apenas durante os Jogos”, falou.
Foto de capa: Nova Acrópole.