“Congresso Internacional de Paris pelo Restabelecimento dos Jogos Olímpicos”, esse era o título do evento cuidadosamente organizado por Pierre de Coubertin. Era sábado, 23 de junho de 1894. O local: auditório da Sorbonne, em Paris.
A capital francesa é indissociável da história Olímpica moderna. Coubertin nascera ali, em 1863. No Congresso de 1894, nasceu o Comitê Olímpico Internacional e ambos, Coubertin e Comitê, dividiram o mesmo teto na rua Oudinot, nº 20, em Paris.
Mesmo recém-nascido, o Comitê Olímpico fora incumbido de uma tarefa importantíssima: liderar o Movimento Olímpico moderno.
Por causa da Primeira Guerra Mundial, o Comitê Olímpico mudou-se para a Suíça, onde permanece até os dias de hoje. Porém nunca esqueceu suas origens e, de tempos em tempos, retorna para a capital da França, para sua cidade natal, para Paris. Primeiro em 1900, depois em 1924 e agora, cem anos depois, em 2024, com os Jogos da XXXIII Olimpíada.
Se o Comitê Olímpico abarca o mundo todo, com 206 comitê nacionais, a comemoração do aniversário de 130 anos também precisa ser global. Por isso, desde 1948 é celebrado, no dia 23 de junho, o Dia Olímpico, um dia para promover um estilo de vida saudável e ativo, por meio do esporte, cultura e educação. E vem de Paris o tema da comemoração de 130 anos de Comitê Olímpico: Let’s Move and Celebrate.
Neste 23 de junho especial, vamos celebrar a alegria que o esporte pode proporcionar. Junto com os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Dia Olímpico será uma celebração de toda a humanidade, uma celebração da Paz, como Coubertin sonhou.
Imagem de capa: olympics.com