O Centro de Estudos Olímpicos (OSC) do Comitê Olímpico Internacional, publicou na última semana um novo Documento de Referência, nomeado “Pierre de Coubertin – Life, vision, influences and achievements of the founder of the modern Olympic Games” (Pierre de Coubertin – vida, visão, influências e conquistas do fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna).
O material foi a público no dia 25 de novembro, mesma data em que Coubertin, em 1892, apresentou pela primeira vez a sua ideia para a restauração dos Jogos Olímpicos, na Universidade Sorbonne, em Paris.
Este Documento Referência do OSC apresenta 61 textos fundamentados por autores respeitados em âmbito nacional, seguindo os seguintes sete tópicos:
– A Vida de Pierre de Coubertin – Estímulos e Iniciativas para a Educação Infantil.
– Fundação do Movimento Olímpico.
– Presidência do COI de Pierre de Coubertin (1896 – 1925).
– Pierre de Coubertin: Visão e Apoio para o Movimento Olímpico após sua Presidência (1925 – 1937).
– Promover Educação, Educação Física, Esporte e Atividade Física por meio e para além do Movimento Olímpico.
– Orientação Política, seus interessados e escritos.
– Lugares da Memória de Coubertin.
O Prof. Nelson Todt, Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, foi o responsável pelos dois textos “Coubertin como defensor do Amadorismo” e “Educação Olímpica”. A obra, que representa uma das maiores referências sobre a vida e os passos de Pierre de Coubertin, é documentada com diferentes fontes e ricas ilustrações, servindo como acesso confiável de informações para iniciativas educacionais, acadêmicas, culturais, relacionadas aos Jogos Olímpicos e outros tópicos.
A publicação é resultado do esforço colaborativo entre o Centro de Estudos Olímpicos do COI – dirigido pela Srª. Maria Bogner -, o Comitê Internacional Pierre de Coubertin e o Comitê Francês Pierre de Coubertin, sob a editoria de Stephan Wassong e Gilles Lecocq.
Acesse a publicação gratuitamente na Biblioteca Olímpica Mundial.
