Neste 8 de março, data que celebra-se o Dia Internacional da Mulher, o SporTv, dos canais Globo, está lançando o novo documentário “Maria Lenk de braços abertos”. O material de quatro episódios tem a participação dos Membros do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), Professores Ana Miragaya e Lamartine DaCosta.
O documentário conta a história sobre a vida e os feitos de Maria Lenk, primeira recordista mundial do Brasil e primeira sul-americana a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos, em Los Angeles 1932. Ela já é eternizada no Hall da Fama da Natação Internacional e ganhadora do Prêmio Adhemar Ferreira da Silva, principal prêmio do Comitê Olímpico do Brasil, além de ter se tornado membro do Hall da Fama da Natação Brasileira.
Maria Lenk estabeleceu dois recordes Mundiais em 1939 nas provas de 200m e 400m peito, quando ainda era uma prova oficial. No entanto, durante o auge de sua carreira, os Jogos Olímpicos de Tóquio 1940 não foram realizados devido aos combates da II Guerra Mundial. Em janeiro de 2007, a prefeitura do Rio de Janeiro nomeou o Parque Aquático dos Jogos Pan-Americanos com seu nome. Maria Lenk faleceu em abril de 2007 aos 92 anos de idade.
Meses antes, em julho de 2023 a Profª. Ana Miragaya lançava o livro “Maria Lenk, Atleta, Educadora e Cientista: a primeira heroína Olímpica do Brasil”. A obra tem entre seus autores a Profª. Ana Flávia Paes Leme, também membro do CBPC, além do Prof. Lamartine DaCosta. O livro reúne pesquisadores nacionais e internacionais que buscam remontar a vida pessoal e profissional de Maria Lenk, figura que se tornou um símbolo de valores que devem ser seguidos na vida e na sociedade. São 580 páginas de constatações biográficas e técnicas dispostas em português e inglês, totalizando 12 capítulos.
Acesse gratuitamente nas publicações do nosso site.