O Comitê Internacional Pierre de Coubertin (IPCC) completou 50 anos nesta semana, com a missão de revelar a pessoa e a filosofia de Pierre de Coubertin, bem como explicar a verdadeira razão pela qual ele acreditava no esporte e na renovação dos Jogos Olímpicos Antigos.
Em evento realizado no coração do Movimento Olímpico, o Museu Olímpico localizado na cidade de Lausanne, na Suíça, a ocasião contou ainda com a participação do Prof. Nelson Todt, Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e Vice-Presidente do IPCC, além de Membros do Conselho do IPCC – que representam regiões continentais – e outras autoridades internacionais, como Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), e Prof. Stephan Wassong, Presidente do IPCC.
O convidado especial de honra, Thomas Bach, prestou homenagem ao trabalho do Comitê Internacional Pierre de Coubertin: “A ideia de que o esporte é universal e serve a um propósito maior para todos os seres humanos foi central no pensamento de Pierre de Coubertin. Há meio século, o Comitê Internacional Pierre de Coubertin está na vanguarda da promoção do estudo da obra e visão de Coubertin. Esta impressionante rede global de historiadores, estudiosos, pesquisadores e educadores – todos vocês são uma comunidade verdadeiramente única de especialistas sobre Coubertin. Através de sua dedicação à pesquisa, análise e documentação, garantem que a visão Olímpica de Coubertin continue a ressoar através das gerações e ao redor do mundo”.
Em seu discurso, o Prof. Stephan Wassong enfatizou que a homenagem representa as raízes do IPCC, e destacou o desenvolvimento e progresso alcançados desde o início. Suas palavras refletiram a jornada notável da instituição e suas contribuições para a educação.
Ao longo do último meio século, o IPCC se tornou uma pedra angular da excelência acadêmica em todas as áreas relacionadas a Pierre de Coubertin. Os programas evoluíram constantemente para atender às necessidades dinâmicas do Movimento Olímpico. O grupo de especialistas e acadêmicos experientes que fazem parte do Comitê, desempenharam um papel fundamental na produção de publicações que transmitem o conhecimento sobre Pierre de Coubertin e sua filosofia.
O CBPC se orgulha em fazer parte da rede nacional de Comitês Pierre de Coubertin ao redor do mundo, e parabeniza o Comitê Internacional Pierre de Coubertin pelo fundamental, importante e ativo trabalho na disseminação e produção de conteúdo e conhecimento sobre o criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Pierre de Coubertin. Ainda, ressalta-se que todas atividades desempenhadas pelo IPCC são organizadas a partir do que Coubertin mais acreditava, esporte e educação.
Crédito da foto de capa: IOC / Christophe Moratal