Buenos Aires 2018 foi a terceira edição dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude. O slogan dos Jogos, “Sinta o Futuro”, personificou o desejo dos mais de 4.000 atletas competidores de se tornarem um exemplo de paixão, convivência e união na diversidade.
Mas além dos campos esportivos, outro evento ficou marcado nas vésperas da Abertura dos Jogos. No dia 7 de outubro, há exatamente três anos, acontecia a reunião dos Presidentes dos Comitês Nacionais Pierre de Coubertin da América-Latina, contemplados por Argentina, Brasil e Uruguai. Esteve presente também o Presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC), Stephan Wassong, além de representantes de outras partes do mundo.
Ainda em 2018, Wassong recém havia sido eleito novo Presidente para o período 2018-2021 e, Nelson Todt, Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, reencaminhado como representante do CIPC para a América do Sul: “Minha atuação é na orientação de atividades dos Comitês Nacionais e ampliação do trabalho com o incentivo e suporte para a criação de novos comitês”, destacou Todt na oportunidade para os canais de comunicação da PUCRS.
Atualmente, entre já oficializados e em processo de reconhecimento, a América-Latina conta com oito Comitês Pierre de Coubertin, localizados em Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai – cinco a mais que na ocasião – além do Centro Latinoamericano de Estudios Coubertinianos, que reúne estes Comitês a fim de fortalecer, atrair e difundir ainda mais iniciativas que deem visibilidade a vida e obra de Pierre de Coubertin, bem como promover projetos acadêmicos e conhecimentos educativos em espanhol e português.