Está sendo lançado hoje o livro “Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2022: estudos e pesquisas”. A obra reúne os 24 trabalhos que foram apresentados e os textos dos autores convidados a participarem dos painéis durante o evento deste ano. O Fórum foi realizado em parceria entre o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) e a Universidade Federal de Juiz de Fora, e teve o apoio do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS, do Centro Latino-americano de Estudos Coubertinianos e do Comitê Internacional Pierre de Coubertin.
As produções representam abordagens de estudantes, professores e pesquisadores de 19 instituições que estiveram no Fórum, sendo 11 do Brasil, dividindo-se entre universidades de cinco Estados, e 8 na perspectiva internacional, consistindo em universidades, o Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Olímpico de Cabo-Verde e a Academia Olímpica Colombiana.
Além de representar os 25 anos de história dos Fóruns no Brasil, que iniciou sua trajetória em 1997, o material também simboliza a concretização e um dos legados do evento que marcou o retorno à modalidade presencial após dois anos de pandemia. Sobre o assunto, o Prof. Nelson Todt, Presidente do CBPC, comenta no prefácio: “O desafio agora era garantir que o evento mantivesse o nível acadêmico e profissional de excelência dos anos anteriores. Quanto a isso, a organização efetivamente cumpriu seu papel, reunindo diferentes personalidades dos âmbitos nacional e internacional para discutir temáticas voltadas às áreas de comunicação e tecnologias, mulher no esporte, psicologia esportiva, história e memória, Educação Olímpica, Pierre de Coubertin, Esporte Paralímpico, Coesão Social e a Declaração Internacional ‘Esporte para Todos’ (documento apresentado pelo Vaticano em 2022)”.
O livro tem a organização dos membros do CBPC, Prof. Nelson Todt, Profª. Ana Miragaya e Christian Kern, além da Professora da PUCRS, Fernanda Faggiani. A editoria é da Profª. Bianca Gama Pena, também membro do Comitê.
Acesse agora a publicação.