A Escola de Educação Básica URI – Erechim, certificada pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, marcou presença no 13º Youth Forum Pierre de Coubertin (CBPC), organizado pelo Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC) e realizado em Munique, Alemanha, entre os dias 4 a 7 de novembro.
No primeiro dia, os participantes conheceram o Castelo de Schwaneck, em Pullach, um hostel que recebeu as 19 delegações participantes do Fórum. Depois da abertura do encontro, os estudantes participaram de momentos de estudos acerca da trajetória dos Jogos Olímpicos e a história de Pierre de Coubertin, bem como uma homenagem ao Professor Norbert Muller, idealizador do Youth Forum das Escolas Pierre de Coubertin.
Nos dias seguintes, os estudantes realizaram provas de conhecimentos relacionados aos Jogos Olímpicos de verão e inverno, Símbolos Olímpicos, vida e obra de Pierre de Coubertin e experiências práticas com modalidades esportivas, onde deveriam atingir um índice mínimo (arremesso de peso, corrida com obstáculos, corrida cross-country e salto triplo estacionário).
Houve, ainda, duas noites culturais intituladas de Workshop, nas quais os alunos conheceram diversos materiais, alimentos e roupas típicas dos países participantes do encontro, além da dança tradicional e cultural, onde os brasileiros apresentaram seus estilos musicais, como samba, forró, gauchesca, eletrônica, funk e sertanejo.
Na cerimônia de encerramento do workshop, uma das estudantes da URI Erechim, Yasmim Beutler, apresentou canções juntamente com seus colegas do fórum, e realizou uma leitura sobre o encorajamento dos jovens por meio do esporte e como instigá-los a estarem cada vez mais envolvidos.
Outro representante da URI Erechim, Francisco Kozak, fez parte da elaboração do banner do fórum, uma atividade que vem sendo realizada desde a primeira edição do evento e que cada país tem a missão de deixar sua marca de criatividade e cultura. Já o professor Bruno Faleiro, membro do CBPC que acompanhou os alunos, participou de reuniões de docentes e contribuiu na organização das atividades esportivas, realizando uma sessão de exercícios matinais que os alunos faziam todas as manhãs.
Para premiar os estudantes por todo desempenho no evento, foram entregues medalhas Pierre de Coubertin. Os representantes da Escola da URI receberam a distinção da Vice-Presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, Srª. Inês Nikolaus.
Os três representantes da Escola, também os únicos da América Latina presentes no encontro, ressaltam que estas atividades promovem experiências culturais que irão guardar para o resto de suas vidas.
Imagem de capa: Escola de Educação Básica URI – Erechim.