No início do mês de junho ocorreu na Academia Olímpica Internacional (AOI), em Olímpia (Grécia), a 64ª Sessão Internacional para Jovens Embaixadores Olímpicos. O Membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), Christian Kern, participou neste ano na condição de Coordenador do evento.
Sua primeira experiência foi ano passado, quando foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil para representar o país durante as duas semanas do evento. Como consequência e resultado de suas atividades, recebeu o convite para retornar em 2024 e ser parte do time de coordenadores.
Entre atletas Olímpicos e jovens lideranças de mais de 130 países, estiveram presentes também professores e pesquisadores dos Estudos Olímpicos e Movimentos Olímpico e Paralímpico. Entre eles, Prof. Stephan Wassong (Presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin – CIPC), Prof. Konstantinos Georgiadis (Dean da AOI e Membro do IPCC) e Mr. Philipp Waeffler (Membro do IPCC).
O tópico principal da Sessão foi “O atleta na sociedade”, inspirado pelo tema “O atleta na sociedade: inspirando e promovendo a unidade”. Na ocasião, a rotina de atividades era baseada em palestras diárias com professores e especialistas em âmbito internacional, seguido de discussões em grupos de trabalhos, os quais deveriam ao final de cada semana apresentar um projeto com soluções às problemáticas enfrentadas em diferentes contextos do esporte. Durante a tarde, atividades artísticas tomavam conta, como workshops de dança, música, artes e poesia. Na sequência, os participantes tinham a oportunidade de praticar esportes e, mais tarde, introduzir a cultura e os costumes de seus países através da “social evening”. Cerimônia de Revezamento da Tocha Olímpica, Corrida em homenagem ao Dia Olímpico e outras tarefas também fizeram parte da agenda dos participantes.
A Sessão para Jovens é organizada pela AOI desde o início do seu funcionamento em 1961 e tem como objetivo reunir jovens de diferentes nacionalidades, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, num espírito de amizade e cooperação e incentivá-los a construir no conhecimento que adquiriram durante a sua estadia em Olímpia como dignos embaixadores do Olimpismo. O evento oferece uma oportunidade e uma experiência únicas para viver durante duas semanas num ambiente multicultural, o que aumenta a compreensão e aceitação internacional, proporcionando um ambiente para a liberdade de expressão e troca de ideias e práticas sobre questões relacionados ao Movimento Olímpico.