Neste dia 6 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. A data foi estabelecida em 23 de agosto de 2013, em uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
Desde o seu estabelecimento, o dia 6 de abril é comemorado globalmente por organizações regionais, nacionais e internacionais do esporte e desenvolvimento, com a finalidade de engrandecer o potencial do da prática de exercícios físicos como impulsionador de mudança da sociedade.
Nesta direção, com intuito de reforçar esta campanha de levar o esporte para mais comunidades, foi fundada, em 2007, a organização “Peace and Sport”, pelo Medalhista Olímpico de Pentatlo Moderno e Campeão Mundial Joël Bouzou. O órgão tem o objetivo de ensinar valores positivos a respeito do esporte para jovens, construindo uma sociedade que entenda sobre a paz sustentável e sobre a mudança social que o esporte proporciona. Em 2014, a instituição lançou uma campanha digital #WhiteCard, que convidava os membros da Família Olímpica a segurar um cartão branco e compartilhar uma foto desse ato simbólico nas redes sociais. Esse movimento digital permanece até os dias atuais e o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) abraça essa campanha neste ano, pois reconhece o esporte como um agente de transformação social.
O CBPC entende que iniciativas como essa são importantes porque auxiliam na difusão do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz como um movimento em nível global e acentuam o conhecimento dos benefícios do esporte para a criação de sociedades mais pacíficas, justas e iguais.
Nesse sentido, convidamos membros, instituições parceiras e certificadas pelo Comitê a participar deste movimento nas redes sociais, envolvendo seus alunos, professores, famílias e toda comunidade a refletirem sobre a causa.
O CBPC adere a essa campanha e simboliza esse dia com muita importância, devido aos valores de Pierre de Coubertin, o qual acreditava no esporte como um pilar para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa, além de defender a relevância do esporte para o avanço do sistema educacional. O Barão transmitiu a ideia da impossibilidade da edificação da educação sem a paz como um princípio fundamental. Assim, na sua obra, percebe-se a valorização do esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento e também para a paz, que é o principal significado dessa data comemorativa.
Pierre de Coubertin fundou o Movimento Olímpico e os Jogos Olímpicos Modernos, possuindo muita significância no universo do esporte. Ainda, Coubertin considera a prática esportiva muito poderosa para o andamento de um bem-estar pleno, tanto no âmbito da saúde física, quanto no âmbito da saúde mental.
Por consentir e entender a causa da data comemorativa significativa para a vida em sociedade, o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin rememora e reflete sobre o Dia Internacional do Esporte pelo Desenvolvimento e pela Paz.
Foto de capa: Escola Básica URI – Erechim.