O significado de “Esporte” e sua aplicação na sociedade não é uma construção contemporânea. As discussões sobre o que seria a prática esportiva moderna tornaram-se públicas no século XIX, e um dos principais autores desse movimento foi Pierre de Coubertin, que se dedicou a promover reflexões sobre a conceituação de esporte em diferentes contextos de sua vida. O francês acreditava no esporte como um instrumento valioso que poderia ser utilizado para desenvolver e propagar a educação.
Ao longo de sua vida, o Barão de Coubertin visitou instituições de ensino ao redor do mundo, como as americanas e britânicas, a fim de compreender como a educação era promovida entre crianças e jovens, com foco maior na pedagogia e na relação entre professor e estudantes. Ao refletir a respeito dessas visitas, ele comentou quais eram as suas expectativas em relação ao esporte: reestabelecer nas jovens gerações o equilíbrio entre o corpo e o espírito, prover força e saúde duradoura e proporcionar um âmbito de entusiasmo. Ainda, ele propôs cinco noções fundamentais dentro do Esporte: iniciativa, perseverança, intensidade, a busca pela perfeição e menosprezar o eventual perigo. Dessa forma, observa-se como o contato com o sistema pedagógico de várias organizações foi relevante para Coubertin estabelecer perspectivas válidas e bases sólidas em relação ao esporte, principalmente para os atletas de alta performance.
No entanto, Pierre de Coubertin também promoveu a ideia de democratização do esporte, pois acreditava que todas as pessoas poderiam se beneficiar com a prática esportiva, e não somente os atletas que se dedicam profissionalmente. Seu lema “Todo o tipo de esporte para todos” foi chamado de utópico por muitas pessoas, mas o autor continuou a lutar por essa causa, argumentando que um dos objetivos da sociedade deveria ser ampliar o acesso à prática esportiva.
Unindo o esporte ao meio artístico, o Barão participou, em 1912, de um concurso literário, na edição dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. Ele foi premiado com uma medalha Olímpica de ouro. Na obra poética, o francês utilizou os ensinamentos de sua formação em Artes, em 1880, para transmitir o valor do Esporte e sua capacidade de reestruturar épocas infelizes trazendo vivacidade novamente, além de engrandecer o esporte como arquiteto do corpo humano. Nessa direção, é visto como Coubertin conseguiu conceituar o esporte utilizando de forma expressiva o seu lado artístico e provocando uma reflexão para a sociedade.
Dessa maneira, Pierre de Coubertin proporcionou um aparato de reflexões sobre o esporte e como a prática deveria ser realizada para que fosse benéfica e cada vez mais igualitária. O CBPC reconhece seu esforço e o impacto de suas ideias para a contemporaneidade.