Além do Dia Olímpico (23 de junho), data da fundação do Comitê Olímpico Internacional em 1894, o período antes e após o marco também fizeram parte da programação especial do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) neste ano.
Durante a Semana Olímpica, caracterizada entre os dias 20 e 26 de junho de 2021, Membros do Comitê estiveram envolvidos em diferentes atividades para falar sobre Pierre de Coubertin, Olimpismo, Esporte, Educação, Pedagogia, Mulher, Gestão, Jogos Olímpicos e outros assuntos atuais do Movimento Olímpico.
Os eventos proporcionaram novos conhecimentos para a comunidade acadêmica e profissional e se estenderam, inclusive, para os jovens. Instituições certificadas pelo CBPC por trabalharem com Educação Olímpica também se mantiveram ativas neste período. A Escola de Educação Básica URI – Erechim desenvolveu diversas ações com turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, apresentando rodas de conversa sobre Olimpismo, oficinas de ginástica laboral, circuitos de habilidades motoras, ginástica artística, basquete em cadeira de rodas e a criação de frases Olímpicas que buscassem como base os Valores Olímpicos de Respeito, Amizade e Excelência. Os estudantes ainda realizaram o Juramento Olímpico e visitaram a Exposição sobre os Jogos Olímpicos, promovida pelo curso de Educação Física.
Escola de Educação Básica – URI Erechim. Escola de Educação Básica – URI Erechim. Escola de Educação Básica – URI Erechim.
Já a Fundação Tênis, Programa Social e Educacional, iniciou o “Ciclo Olímpico III” que será realizado até o dia 23 de julho. Em cada semana atividades temáticas do universo Olímpico serão ofertadas para as crianças e adolescentes da instituição.
Outros parceiros do CBPC também marcaram presença. Nos dias 23 e 24 ocorreu o Ciclo de Palestras Pierre de Coubertin, organizado em parceria pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, a Escuela del deporte con corazón – Internacional e a Nova Acrópole Brasil. Os momentos possibilitaram a oportunidade de entender como os ideais de Pierre de Coubertin construíram e modificaram as concepções do esporte, da pedagogia e do desenvolvimento integral do ser humano através dos anos, além de como o papel da mulher se insere neste processo. As gravações do primeiro e segundo dias já estão disponíveis para você não perder nenhum detalhe.
Nesta mesma direção, o Impulsiona, programa de educação esportiva do Instituto Península e parceiro do CBPC, também mobilizou professores a trabalharem temáticas Olímpicas e Paralímpicas com seus alunos através de planos de aulas, desafios, cursos e notícias sobre os Jogos Olímpicos.